quinta-feira, junho 12, 2008

Swásthya Yôga

SwáSthya Yôga

SwáSthya Yôga é o nome da sistematização do Yôga Antigo, Pré-Clássico, o Yôga mais completo do mundo. A característica principal é sua prática ortodoxa denominada ashtánga sádhana.

O SwáSthya Yôga alcançou grande notabilidade, pois representa o reconhecimento de uma estirpe muito mais ancestral do que o Yôga Clássico. O SwáSthya Yôga é a sistematização da linhagem Dakshinacharatantrika-Niríshwarasámkhya Yôga, pré-clássica, pré-ariana, pré-vêdica, proto-histórica: a mais antiga, portanto, a mais autêntica.

O fato é que jamais alguém se deteve a estudar o Yôga primitivo do povo drávida, que floresceu em Mohenjo Daro, no vale do Indo, a noroeste da Índia. Os atuais hindus são descendentes dos invasores arianos que chegaram milhares de anos depois e subjugaram os drávidas. A partir de então, tudo o que se referia à cultura dravidiana foi condenado à exclusão e ao esquecimento. O Yôga sobreviveu graças à sua arianização, o que equivale a dizer, graças à sua deturpação. Mediante a inversão diametral dos valores comportamentais antes vigentes no Yôga, ele se adaptou deixando de ser tântrico para ajustar-se à nova ordem brahmácharya e, assim, tornou-se aceito pelos áryas vitoriosos na grande guerra de invasão.

Por isso, quando foi apresentada a primeira codificação mundial do SwáSthya Yôga ocorreu algo como uma revolução na história do Yôga. O mais interessante é que todos os fatos eram dados conhecidos e publicados há tempos em obras conceituadas sobre História, Arqueologia, Antropologia, Yôga, Sámkhya, etc. Se houve algum mérito ele foi apenas o fato de combinar essas informações de tal forma que ninguém pudesse negar suas conclusões.

Os que tentam contestá-las, fazem-no mediante um discurso tão visivelmente emocional, e sem apresentar nenhuma documentação legítima, que perdem a credibilidade.

Sobre isso, não admita questionamentos gratuitos, nem blefes. Exija que o eventual contestador apresente provas, ou seja, um livro contendo os elementos fundamentais da nossa estrutura, conforme estudaremos na próxima questão, e com data de publicação anterior à do Prontuário de SwáSthya Yôga.

O livro mais antigo encontrado sobre um Yôga possivelmente aparentado com o nosso chama-se SwáSthya aur Yôgásana e foi publicado na Índia na década de 80, portanto, muitos anos depois do Prontuário de SwáSthya Yôga ter tido várias edições no Brasil e na Europa, anos depois dessa obra ter sido introduzida nos mosteiros e bibliotecas públicas da Índia.


Em que consiste o SwáSthya Yôga?


O SwáSthya Yôga tem três características principais:

sua prática extremamente completa, em oito módulos;
a introdução do conceito das regras gerais de execução;
a execução das técnicas (ásanas, mudrás, bandhas, etc.), formando seqüências encadeadas ou coreográficas.


a. A prática regular em oito partes denomina-se ashtánga sádhana e é constituída por:

1
mudrá (gesto reflexológico feito com as mãos);
2
pújá (retribuição de energia);
3
mantra (vocalização de sons e ultra-sons);
4
pránáyáma (domínio da bioenergia através de respiratórios);
5
kriya (atividade de purificação das mucosas);
6
ásana (posição física estável e confortável)
7
yôganidra (técnica de descontração);
8
samyama (concentração, meditação e outros estados mais profundos)


b. Com a sistematização do SwáSthya Yôga, pela primeira vez na História aparece referência a regras gerais de execução num livro de Yôga. São regras de respiração, de permanência, de repetição, de localização da consciência e mentalização. Consulte as regras no livro Faça Yôga antes que você precise.


c. Resgatando uma forma primitiva, perdida na noite dos tempos, é reintroduzida a execução sem repetição e com passagens que estabelecem ligações entre os exercícios, permitindo melhor fluidez, numa seqüência que se convencionou chamar de coreografia. Para compreender você precisa assistir nosso vídeo de coreografias. O que você vai ver é um espetáculo de beleza que transcende sua mais fértil imaginação sobre o que sejam as técnicas corporais do SwáSthya Yôga.

Como foi realizada a sistematização do SwáSthya Yôga?

Ela foi inspirada diretamente nos Shastras e meditando na obra dos Mestres que nos precederam.

Mestre DeRose

Nenhum comentário: